Um sorriso com exposição gengival maior de 2mm é denominado sorriso gengival. Cerca de 10,5% a 29% da população apresenta essa condição, e é mais comum no sexo feminino.
As opções de tratamento para o sorriso gengival dependem da sua causa, e podem incluir:
Gengivoplastia: indicado para pacientes com dentes curtos, realiza-se a remoção do excesso de gengiva para expor mais a coroa do dente.
Aplicação de toxina botulínica (“botox”): indicada para casos de músculos labiais hiperativos (o músculo contrai demais quando a pessoa sorri). A toxina botulínica em pequenas doses limita a contração excessiva dos músculos do lábio superior. Este tratamento normalmente dura de 3 a 6 meses.
Cirurgia ortognática: indicada para os casos em que há excesso de crescimento vertical do osso maxilar (osso que suporta os dentes superiores). A cirurgia reposiciona o osso que está com crescimento alterado, favorecendo a estética do sorriso, além dos benefícios funcionais.
Por isso, se você tem sorriso gengival e gostaria de tratar, fale com seu dentista. Dependendo da causa, ele poderá aconselhá-lo sobre a opção de tratamento mais adequada para você!
Arnett GW. and Bergman RT. (1993). Facial keys to orthodontic diagnosis and treatment planning. Part I. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. 103:299–312.